De acordo com o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Michaelis (1998) o significado do termo plágio é o ato ou efeito de plagiar ou a imitação de trabalho, geralmente intelectual, produzido por outrem. De modo geral, o plágio significa copiar uma obra, em partes ou na íntegra, reproduzida por outra pessoa, e assinar o conteúdo como se fosse de sua autoria. Caracteriza-se pela apropriação indevida da obra intelectual de outra pessoa, de qualquer natureza, como livros, músicas, obras de arte, retratos, imagens, fotografias, dentre outros.
O plágio acadêmico se configura quando um indivíduo retira ideias, conceitos, teorias, ou qualquer conteúdo que tenham sua autoria atribuídas a outro autor que as formulou, publicou ou patenteou, sem fazer referência a este dos devidos créditos. A cópia não autorizada de qualquer conteúdo é considerado crime no Brasil, previsto no ordenamento jurídico pela Constituição Federal de 1988, na Lei n. 9. 610, de 19 de fevereiro de 1998, no Art. 184 do Código Penal como crime de violação aos direitos autorais e no Código Civil, na parte que trata da responsabilidade civil. Diversos estudos defendem que a responsabilização penal por plágios praticados em trabalhos acadêmicos do aluno orientado e também do professor orientador.
BRASIL, Constituição. Lei nº 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília: Senado Federal, 1998.
MICHAELIS. Moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 1998. 2259 p. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/plagio/. Acesso em: 17. out. 2020.
Existem cinco modalidades de plágio, utilizadas com mais frequência, identificadas a seguir. Em cada modalidade segue um exemplo de como identificá-lo usando o relatório de semelhança do CopySpider.
Apresenta o trabalho de outra pessoa como próprio, copiando na íntegra. A imagem acima apresenta um exemplo, de clonagem. o relatório relatório do software contatou a existência de conteúdo 100% plagiado. Os trechos sombreados acusam que o texto provém da mesma fonte.
Material copiado de múltiplas fontes que se completam adequadamente. Este exemplo mostra dois parágrafos sombreados com diferentes cores, extraídos de fontes diferentes, sem referências e que foram colocados juntos porque se completavam.
O famoso comando "control c" + "control v", é a inclusão de longos trechos de textos de uma única fonte sem modificá-los. No exemplo acima, observa-se que dois parágrafos são extraídos da mesma fonte, destacados com sombreamento de mesma cor e com o mesmo número. Mas, diferentemente da clonagem, a porcentagem total não é de 100%.
O remix é a mistura do material parafraseado extraído de múltiplas fontes. Neste exemplo, o relatório mostra texto sombreado de diferentes cores, o que significa que são seções extraídas de fontes diferentes. Em cada seção podemos ver que existem palavras que foram trocadas sem conseguir mudar a estrutura do texto.
Mudar palavras e expressões chaves sem alterar o conteúdo essencial das fontes caracteriza a busca e substituição. O exemplo acima mostra a comparação do texto da fonte original e o texto do documento. No texto do documento são marcadas como semelhanças as palavras que coincidem com a fonte, mas não são marcadas as palavras que foram mudadas.
Farejador de plágio
Programa brasileiro que busca na internet os trechos de documentos do Word ou PDF.
Plagius
Programa para o sistema operacional Windows que permite analisar arquivos nos formatos TXT, ODT, DOC, DOCX e PDF. Oferece opções de inserir diretamente um trecho de texto ou indicar o link de um site para avaliar a originalidade do conteúdo.
Plagiarisma
Assim como os demais, indica conteúdos copiados. Nas versões para Windows e Android, oferece também um serviço online.
Um dos requisitos essenciais do Trabalho de Conclusão de Curso é que ele não deve apresentar plágios. Com exceção das citações diretas e indiretas claramente indicadas e referenciadas, o trabalho deve ser escrito em linguagem científica, parafraseado com indicação das fontes. A paráfrase consiste em uma nova afirmação do sentido de um texto usando outras palavras.
Somos conscientes que a utilização de material de terceiros, copiados e colados na integra, ou parafraseados, mas sem a devida indicação das fontes, é considerado plágio. Isto é caracterizado como plágio acadêmico, e justifica uma reprovação do nosso cliente. Todo conteúdo plagiado é ilegal, e pode gerar problemas significativos tanto no âmbito acadêmico, com a abertura de processos administrativos, quanto em âmbito jurídico, sujeito às sacões legais.
Para não colocar em risco a pesquisa, seguimos à risca as recomendações da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), que orientam como devem ser feitas a as citações ao longo do desenvolvimento do trabalho corretamente.
Garantimos a você a inexistência de conteúdos plagiados, duplicados ou similares a partir da análise do CopySpider. O CopySpider é um dos melhores verificadores para checagem de plágio disponível no mercado, e também a ferramenta mais utilizada pelas instituições de ensino do país para verificação de originalidade. Desenvolvido com tecnologia 100% nacional, o software aponta com exatidão os plágios em artigos e publicações científicas.
Índices de semelhanças acima da margem de 3% são considerados como problemáticos. O CopySpider fornece um relatório final, que entregamos a você, em formato PDF, para você usá-lo como prova do nível de originalidade do seu estudo.