O método científico refere-se a um aglomerado de regras básicas dos procedimentos que produzem o conhecimento científico, quer um novo conhecimento, quer uma correção (evolução) ou um aumento na área de incidência de conhecimentos anteriormente existentes. Na maioria das disciplinas científicas consiste em juntar evidências empíricas verificáveis, baseadas na observação sistemática e controlada, geralmente resultantes de experiências ou pesquisa de campo, e analisá-las com o uso da lógica. Para muitos autores, o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência. Os métodos que fornecem as bases lógicas ao conhecimento científico são: método indutivo, método dedutivo, método hipotético-dedutivo, método dialético, método fenomenológico, etc.
Descrições de métodos são encontradas desde as civilizações antigas, como no Antigo Egito e na Grécia Antiga, mas só foi na sociedade árabe, há cerca de mil anos que as bases do que seria o método científico atual foram sendo construídas, com o trabalho do cientista Ibn Al-Haytham nos seus estudos sobre ótica, fazendo ele ser considerado por muitos "o primeiro cientista". O método utilizado por ele já contava com similaridades com o método de Descartes e o atual como: a observação e a pesquisa teórica anterior ao fazer do experimento, a separação em categorias e comparar a hipótese de acordo com os resultados.
Método Indutivo
O método indutivo surge a partir de um processo cognitivo que tratam informações particulares passível a comprovação como algo verdadeiro.É um método pautado em premissas que resultam em conclusões com conteúdo mais extenso. No pensamento indutivo o resultado obtido à partir da pesquisa não traz conclusões totalmente verdadeiras, divergente ao método dedutivo.
Método Dedutivo
É a construção de teorias a partir de certas premissas, geralmente antecedentes aos fatos particulares. A veracidade das premissas influenciam diretamente na conclusão, ou seja, se todas premissas são verdadeiras logo a conclusão é verdade. Assim, já nas premissas deve haver mesmo que de maneira implícita informações que serão obtidas através da conclusão.
Método Hipotético Dedutivo
Esse método consiste em três etapas:
Problema: é o questionamento que irá originar a investigação, filtrando os dados importantes a partir de conjecturas.
Conjecturas: é a maneira de solucionar através de suposições, capaz de ser verificável, o problema levantado.
Tentativa de Falseamento: Consiste em tornar falso a conjectura proposta como solução, com a finalidade de encontrar e excluir erros. Assim, atestando ou levantando outros problemas para pesquisa.
Método Dialético
É norteado por 4 leis:
Ação recíproca, mudança dialética, passagem da quantidade a qualidade e interpenetração dos contrários. No ponto de vista dialético o mundo trata de um complexo conjunto em desenvolvimento, isto posto é fato que tudo vive de maneira dependente, portanto não se deve analisar um objeto isoladamente.
Metodologia
A metodologia é a ciência compreendida por meio da sistematização dos processos a serem desenvolvidos no decorrer do estudo e/ou pesquisa acadêmica para gerar conhecimento. Deste modo, a metodologia vai descrever quais são os métodos e instrumentos empregados para realização da pesquisa científica. O importante para metodologia é validar os passos percorridos a fim de alcançar objetivos apresentados na pesquisa, mostrando o raciocínio utilizado pelos pesquisadores interpelar o objeto de estudo.
Pesquisa científica
Pesquisa científica é o produto de uma investigação detalhada e meticulosa, que busca responder o problema proposto, alicerçando-se em mecanismos científicos. Ou seja, a pesquisa cientifica utiliza-se de uma associação de métodos e técnicas empregados pelos pesquisadores para alcançar e produzir novos conhecimentos ou complementar conhecimentos já existentes.
Assim a pesquisa cientifica segue todos os processos e normas metodológicas para que a investigação seja validada e representativa. Desta maneira, todas as etapas são organizadas sequencialmente, como a escolha do tema e do problema de pesquisa, qual metodologia será adotada, averiguação dos resultados e a comunicação dos resultados.
Metodologia da Pesquisa Cientifica
A metodologia da pesquisa cientifica é a ciência que busca compreender qual a relação entre objeto de pesquisa e o sujeito (individuo), analisando e entendendo os problemas visualizados e quais suas aplicações em meio as alterações do ambiente. Através dos métodos disponíveis a estruturação e sistematização do problema será iniciada, esquematizando qual a melhor maneira de investigar e obter os melhores resultados.
Hipótese
Consideramos a hipótese uma exposição das relações entre fatores, variáveis ou fenômenos. Geralmente formulada como solução temporária de um problema específico. Apresenta algumas previsões ou pode ser explicativo.Concilia o conhecimento científico revelando solidez lógica. Conhecido como contrastação empírica da hipótese, pode ser levado a cabo através da confirmação.
Assim por se dizer elabora-se a hipótese que será uma provável e provisória resposta a um problema, verificando através de uma pesquisa a comprovação e adequação deste problema. O assunto desta pesquisa é chamado de tema aquilo que se deseja desenvolver ou provar.
Tema
Assunto, matéria; dissertou sobre um tema difícil.
Problema
Questão ou circunstância cuja resolução é muito difícil de se realizar; situação muito complicada de se resolver; o que não se consegue lidar nem tratar: problemas ambientais; problemas psicológicos. Tudo aquilo cuja resolução é difícil ou complicada.Tema que está repleto de controvérsia, sendo por isso estudado de modo científico ou acadêmico: o problema das grandes navegações.Indagação de teor social que requer um esforço excessivo para ser solucionada: o problema da violência em São Paulo. Aquilo que impede ou dificulta: os clientes escreveram os problemas da loja. Circunstância árdua; confusão emocional: o professor está com muitos problemas.